A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) deu início à 2ª edição da campanha "Saúde Vacina Mais: Cuidar de Quem Cuida", com foco na imunização dos profissionais de saúde. A ação, que acontece entre esta segunda-feira (23) e 12 de outubro, visa garantir que os trabalhadores da linha de frente, especialmente aqueles em hospitais, estejam devidamente vacinados.
A campanha é uma colaboração entre a SES, a Coordenadoria de Imunização (CDI), a Coordenadoria de Emergências em Saúde Pública (Cesp) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). De acordo com o Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul tem uma estimativa de 121.180 profissionais de saúde.
Ana Paula Goldfinger, coordenadora estadual de Imunização da SES, destaca a importância da campanha em um momento de alta nos casos de covid-19 e síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs). "O Saúde Vacina Mais amplia o acesso às vacinas, já que muitas salas estão localizadas na Atenção Primária, dificultando o acesso de profissionais que trabalham em hospitais", afirma.
Ela ressalta que, diferente da gripe, a covid-19 não tem um período sazonal bem definido. A circulação do vírus e de novas variantes é contínua, tornando a vacinação ainda mais essencial.
Durante a campanha, os trabalhadores de saúde poderão se vacinar contra a covid-19 (com a vacina monovalente XBB da Moderna), Hepatite B, dTPa (difteria, tétano e coqueluche) e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola). A dose de reforço para a covid-19 será administrada a quem já completou o ciclo vacinal, respeitando um intervalo mínimo de três meses desde a última dose.
Os profissionais que atuam em serviços não hospitalares poderão se vacinar nas unidades de Atenção Primária de seus municípios. A adesão dos municípios é opcional, mas a SES já alinhou a estratégia com todas as cidades do Estado, em reunião realizada na última quarta-feira.
A campanha será realizada por meio de atividades "extra-muro" em Unidades Hospitalares e Centros de Atendimento Médico, em parceria com as direções dessas unidades. Os municípios têm até esta segunda-feira (23) para enviar seus cronogramas, e o relatório final deve ser entregue até 20 de outubro. A solicitação das vacinas será feita via Sistema de Informação do SUS (SIES).
Além da vacinação, a campanha reforça a importância de práticas não farmacológicas, como higienização das mãos e uso de máscaras, principalmente em ambientes hospitalares, para proteger tanto os profissionais quanto os pacientes.
Na sede da SES, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), haverá pontos de vacinação contra a covid-19 em dois dias: nesta segunda-feira (23) e na quinta-feira (26), das 08h30 às 11h. Para se vacinar, os profissionais devem apresentar CPF ou CNS e a caderneta de vacinação. A SES está localizada na Avenida do Poeta, Bloco 7, Jardim Veraneio.