| Hoje é Terça-feira, 08 de Outubro de 2024.

SES lança 2ª edição da campanha 'Saúde Vacina Mais' para imunizar trabalhadores da saúde em MS


Divulgação/Governo MS Por: Editorial | 23/09/2024 08:55

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) deu início à 2ª edição da campanha "Saúde Vacina Mais: Cuidar de Quem Cuida", com foco na imunização dos profissionais de saúde. A ação, que acontece entre esta segunda-feira (23) e 12 de outubro, visa garantir que os trabalhadores da linha de frente, especialmente aqueles em hospitais, estejam devidamente vacinados.

A campanha é uma colaboração entre a SES, a Coordenadoria de Imunização (CDI), a Coordenadoria de Emergências em Saúde Pública (Cesp) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). De acordo com o Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul tem uma estimativa de 121.180 profissionais de saúde.

Reforço na proteção dos profissionais de saúde

Ana Paula Goldfinger, coordenadora estadual de Imunização da SES, destaca a importância da campanha em um momento de alta nos casos de covid-19 e síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs). "O Saúde Vacina Mais amplia o acesso às vacinas, já que muitas salas estão localizadas na Atenção Primária, dificultando o acesso de profissionais que trabalham em hospitais", afirma.

Ela ressalta que, diferente da gripe, a covid-19 não tem um período sazonal bem definido. A circulação do vírus e de novas variantes é contínua, tornando a vacinação ainda mais essencial.

Vacinas disponíveis e público-alvo

Durante a campanha, os trabalhadores de saúde poderão se vacinar contra a covid-19 (com a vacina monovalente XBB da Moderna), Hepatite B, dTPa (difteria, tétano e coqueluche) e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola). A dose de reforço para a covid-19 será administrada a quem já completou o ciclo vacinal, respeitando um intervalo mínimo de três meses desde a última dose.

Os profissionais que atuam em serviços não hospitalares poderão se vacinar nas unidades de Atenção Primária de seus municípios. A adesão dos municípios é opcional, mas a SES já alinhou a estratégia com todas as cidades do Estado, em reunião realizada na última quarta-feira.

Execução da campanha

A campanha será realizada por meio de atividades "extra-muro" em Unidades Hospitalares e Centros de Atendimento Médico, em parceria com as direções dessas unidades. Os municípios têm até esta segunda-feira (23) para enviar seus cronogramas, e o relatório final deve ser entregue até 20 de outubro. A solicitação das vacinas será feita via Sistema de Informação do SUS (SIES).

Medidas de segurança e reforço na SES

Além da vacinação, a campanha reforça a importância de práticas não farmacológicas, como higienização das mãos e uso de máscaras, principalmente em ambientes hospitalares, para proteger tanto os profissionais quanto os pacientes.

Na sede da SES, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), haverá pontos de vacinação contra a covid-19 em dois dias: nesta segunda-feira (23) e na quinta-feira (26), das 08h30 às 11h. Para se vacinar, os profissionais devem apresentar CPF ou CNS e a caderneta de vacinação. A SES está localizada na Avenida do Poeta, Bloco 7, Jardim Veraneio.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: