| Hoje é Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026.

Governo de MS lança serviço para abertura de empresas via WhatsApp

Facebook WhatsApp
Ampliar
Fotos: Mairinco de Pauda Por: Editorial | 20/09/2024 08:49

O processo de abertura de empresas em Mato Grosso do Sul agora pode ser realizado através do WhatsApp. A iniciativa, chamada "MS Agiliza Empresa no Zap", foi lançada pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul). O anúncio foi feito durante o 1º Seminário de Registro Empresarial da Jucems, realizado no auditório da OCB-MS nesta semana.

De acordo com Nivaldo da Rocha, presidente da Jucems, a nova ferramenta traz mais praticidade para empresários e contadores no processo de registro de CNPJ. "Estamos oferecendo mais um meio para facilitar a abertura de empresas em Mato Grosso do Sul, com mais eficiência e agilidade. Também estamos capacitando nossos servidores para se atualizarem com as novas práticas e legislações do registro empresarial", afirmou Rocha.

O serviço funciona de maneira simples: basta adicionar o número (67) 3321-2393 ao WhatsApp, iniciar uma conversa e seguir as instruções do "MS Agiliza Empresa no Zap" para dar início ao processo de registro de um novo CNPJ, independentemente do porte da empresa.

A tecnologia foi desenvolvida pela Junta Comercial do Ceará e cedida ao projeto Redesim Conectada, que engloba nove estados: Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul, em parceria com o Sebrae. A Jucems adotou a ferramenta sem custos, visando desburocratizar e acelerar o processo de abertura de empresas no estado.

Durante o seminário, houve também uma palestra virtual ministrada por Flavia Britto, diretora do Drei (Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração), que abordou as "Atualizações das Normas do Registro Empresarial". Jaime Verruck, secretário da Semadesc, destacou o papel pioneiro da Jucems na modernização dos processos digitais: "Mato Grosso do Sul vem se destacando com o crescimento na abertura de empresas, resultado dos investimentos em modernização, legislação que incentiva o empreendedorismo e a melhora da economia local, que atrai grandes empreendimentos."

Segundo dados divulgados pela Jucems, o tempo médio para registro automático de empresas no estado é de 1 hora e 44 minutos. Nos casos em que o registro não é automático, o processo tem sido concluído em cerca de 4 horas e 15 minutos.

O seminário foi organizado pela Jucems, em conjunto com a Setdig (Secretaria-Executiva de Transformação Digital) e a Semadesc, contando com o apoio de instituições como Sebrae/MS, Sistema OCB/MS, Sicredi, Sindha/MS e Seac.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: