| Hoje é Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025.

ONS recomenda retorno do horário de verão, mas governo ainda irá avaliar cenário

Ampliar
Reprodução/SBT News Por: Editorial | 20/09/2024 08:31

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sugeriu nesta quinta-feira (19), durante uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que o governo federal retome o horário de verão no Brasil. A medida, que adianta os relógios em uma hora, tem como objetivo economizar energia em meio à seca que afeta diversas regiões do país.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governo deve tomar uma decisão nos próximos dez dias. Inicialmente, esperava-se que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciasse ainda nesta semana, mas a análise do impacto da medida foi prolongada. A principal preocupação é o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, que são a principal fonte de energia do Brasil, e já apresentam quedas significativas.

Apesar da recomendação do ONS, Silveira garantiu que não há risco de desabastecimento de energia em 2024. No entanto, a possibilidade de adoção do horário de verão está sendo avaliada com cautela, considerando também os próximos dois anos. Caso a medida seja implementada, ela deverá entrar em vigor após as eleições municipais, já que alguns estados brasileiros seguem fusos horários diferentes de Brasília.

O horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 e suspenso em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que argumentou que a medida trazia pouca economia de energia. Agora, a discussão sobre sua eficácia retorna como uma possível solução para aumentar a sustentabilidade energética do país em um cenário de instabilidade hídrica.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: