| Hoje é Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024.

Álcool e câncer? Bebidas alcoólicas têm relação com pelo menos seis tipos da doença, diz relatório


Reprodução/SBT News Por: Editorial | 19/09/2024 15:04

O consumo de álcool está diretamente associado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, revela um novo relatório da Associação Americana de Pesquisa do Câncer, divulgado nesta quarta-feira (18). O documento aponta que o consumo excessivo de álcool aumenta significativamente o risco de seis tipos de câncer: esôfago, mama, colorretal, cabeça e pescoço, fígado e estômago.

De acordo com os dados apresentados, 5,4% dos casos de câncer nos Estados Unidos em 2019 foram atribuídos ao consumo de álcool. Além disso, o relatório emite um alerta importante: o consumo de álcool em idades precoces pode elevar o risco de desenvolver câncer mais tarde na vida. Entre os principais efeitos apontados está o impacto no microbioma intestinal, que pode contribuir para o desenvolvimento e propagação da doença. Em mulheres, o consumo de álcool está relacionado a níveis elevados de estrogênio, aumentando o risco de câncer de mama. Além disso, a ingestão de álcool durante a gravidez foi associada ao risco aumentado de leucemia infantil.

O documento destaca que cerca de 40% dos casos de câncer podem ser atribuídos a fatores de risco modificáveis, como o consumo de álcool, tabagismo, dieta inadequada, sedentarismo e exposição a poluentes. Diante disso, especialistas recomendam a redução do consumo de bebidas alcoólicas e defendem uma maior conscientização pública. Entre as sugestões está a implementação de rótulos de advertência nos produtos alcoólicos.

Aumento da Incidência entre Jovens Adultos

Embora os avanços no tratamento tenham reduzido as taxas de mortalidade por câncer, o relatório destaca que a incidência de alguns tipos da doença, especialmente entre adultos jovens, continua a crescer. Os cânceres gastrointestinais, como o colorretal, estão entre os que apresentam maior aumento.

Consumo Moderado de Álcool Também é Prejudicial

Contrariando a crença popular de que o consumo moderado de álcool pode ser benéfico, um estudo espanhol realizado com 135 mil adultos com mais de 60 anos ao longo de 12 anos mostrou que mesmo pequenas quantidades de álcool, como uma taça de vinho cheia ou 500 ml de cerveja, foram associadas ao aumento na taxa de mortalidade entre os voluntários.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) também reforça que o consumo de álcool, em qualquer quantidade, eleva o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer. O risco aumenta ainda mais quando o consumo de álcool é combinado com o tabagismo. Segundo o INCA, o álcool pode danificar o DNA das células, um dos fatores que contribuem para o surgimento de tumores.

O INCA estima que até 2025 o Brasil deve registrar cerca de 704 mil novos casos de câncer, reforçando a necessidade de medidas preventivas e de conscientização pública sobre os perigos do consumo de álcool.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: