|
Hoje é Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026.
O Governo de Mato Grosso do Sul se reuniu nesta quarta-feira (18) com a Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa (ALEMS) para discutir ações emergenciais voltadas à agricultura familiar, afetada pela seca e queimadas no estado. O encontro também contou com a presença de representantes do Governo Federal, incluindo os ministros Luiz Paulo Teixeira e José Wellington Barroso.
Para mitigar os impactos climáticos, o governo estadual está implementando programas de apoio aos agricultores nos 79 municípios, com destaque para o Fomento Rural, que prevê a distribuição de R$ 4,6 mil a famílias cadastradas, a fim de auxiliar na retomada das atividades agrícolas.

Cerca de 80 mil famílias envolvidas na agricultura familiar em Mato Grosso do Sul estão sendo afetadas pela estiagem. Recentemente, agricultores do município de Itaquiraí receberam 180 toneladas de bagaço de cana e 30 toneladas de DDG para alimentar o rebanho durante esse período crítico.
O governador Eduardo Riedel ressaltou o esforço emergencial em fornecer alimentos para o gado e reforçou que as ações permanentes da Agraer incluem o apoio direto às famílias mais vulneráveis, incluindo a distribuição de cestas básicas.
