Na manhã desta quarta-feira, 18 de setembro, vários usuários relataram que conseguiram acessar a rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, através de dispositivos móveis. Este é um sinal de que a plataforma está começando a retomar suas operações no Brasil, após um bloqueio que durou desde o final de agosto.
Embora a versão web da plataforma ainda permaneça inacessível, alguns brasileiros têm conseguido publicar e interagir via smartphones. O bloqueio da rede social foi imposto pelo ministro Alexandre de Moraes em 30 de agosto, devido ao não cumprimento de ordens judiciais, resultando em uma multa milionária e na suspensão do funcionamento da plataforma no país.
O retorno parcial do X parece estar relacionado ao pagamento das multas impostas às empresas de Elon Musk no Brasil. No dia 12 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) foi informado pelos bancos Citibank S.A e Itaú Unibanco S.A que as dívidas, anteriormente bloqueadas, haviam sido quitadas e direcionadas à conta da União no Banco do Brasil. Com a regularização desses pagamentos, as empresas de Musk podem novamente movimentar suas contas e ativos financeiros no Brasil.
A expectativa agora é sobre a restauração completa do serviço, incluindo a versão para computadores. A situação continua em desenvolvimento, e os usuários aguardam a normalização total da plataforma.