| Hoje é Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026.

Lula fala em "supremacia branca" ao se queixar da falta de diversidade em evento do Judiciário

Facebook WhatsApp
Ampliar
Reprodução/SBT News Por: Editorial | 16/09/2024 15:10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a "supremacia branca" durante uma cerimônia do Judiciário, sem especificar o evento em questão. No entanto, no dia 3 de setembro, Lula participou da posse do ministro Mauro Campbell no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O presidente destacou que o público presente era "fora da realidade brasileira" e comparou com o evento de formatura do Instituto Rio Branco, realizado no Itamaraty na segunda-feira (12).

"Estive recentemente na posse de um ministro no tribunal, e era uma supremacia branca, algo completamente distante da realidade do Brasil. Não vi nenhum aluno do ProUni ou do Fies lá, parecia outro mundo. Por isso, fico orgulhoso de ver que aqui no Itamaraty o Brasil está representado em termos de gênero e raça", declarou Lula.

Desde que reassumiu a presidência, Lula nomeou dois ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF): Cristiano Zanin e Flávio Dino, ambos homens brancos. Ao ser questionado sobre a ausência de negros e mulheres em cargos de destaque, o presidente afirmou que é "mais difícil" encontrar representantes desses grupos, devido à falta de participação política mais expressiva.

Transição Energética

Lula também discursou para os recém-formados do Instituto Rio Branco, ressaltando que eles devem servir ao Brasil com orgulho. Segundo o presidente, o país vive um momento único na história, especialmente por seu potencial de geração de energia limpa.

"O Brasil talvez nunca tenha tido uma oportunidade tão grande de ocupar um papel importante no mundo como agora, com a transição climática e energética. Além de ser relevante pelo agronegócio, ferro, soja e carne, o país é imbatível em termos de energia", afirmou Lula.

Ele concluiu incentivando o desenvolvimento: "Precisamos ser grandes, pensar grande e transformar esse sonho em realidade. A transição energética é uma chance de o Brasil crescer e se apresentar ao mundo de cabeça erguida, sem complexos de inferioridade."




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: