| Hoje é Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024.

Ministro da Agricultura descarta risco de inflação de alimentos e destaca boas previsões para safra


Foto: Guilherme Martimon/Mapa Por: Editorial | 13/09/2024 09:58

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta quinta-feira (12) que não há motivo para preocupação com a inflação dos alimentos devido à seca. Em entrevista na Chapada dos Guimarães (MT), após uma reunião do grupo de trabalho da Agricultura do G20, Fávaro garantiu que não há atrasos no plantio da safra de grãos e que as previsões meteorológicas para os próximos meses são favoráveis.

“O período proibitivo para o plantio de soja acabou em 7 de setembro em Mato Grosso, nosso principal estado produtor. A maior parte do plantio está programada para outubro e novembro, e as chuvas estão seguindo o calendário ideal. Não há motivos para falar em prejuízos no momento”, declarou o ministro.

Fávaro também criticou o alarde sobre a possibilidade de alta nos preços dos alimentos, afirmando que tal preocupação é prematura. “O alerta sobre inflação de alimentos é extemporâneo. Se outubro e novembro passarem sem chuva, aí sim poderemos discutir esse assunto”, explicou.

Em resposta a uma possível persistência da seca, o ministro afirmou que as previsões meteorológicas são positivas, com expectativa de boas chuvas nos próximos meses. “O plano A é que teremos chuvas adequadas em outubro, novembro, fevereiro e março, e que a safra será regular”, afirmou Fávaro.

Ele também mencionou a necessidade de políticas específicas para expandir a produção de culturas como arroz e incentivou medidas para evitar concentração da produção apenas no Rio Grande do Sul, promovendo expansão para o Centro-Oeste e Matopiba. “Estamos planejando medidas de estímulo à produção para manter a estabilidade dos preços, incluindo incentivos para feijão e trigo. No momento, além do arroz, não vejo outras pressões inflacionárias significativas”, concluiu o ministro.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: