|
Hoje é Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026.
O deputado Junior Mochi (MDB) leu uma moção de congratulação ao atleta Yeltsin Francisco Ortega Jacques, que conquistou a medalha de ouro nos 1.500 metros T11, competindo ao lado de um atleta-guia. Mochi enfatizou a importância da conquista para o esporte paralímpico sul-mato-grossense e expressou a esperança de que Yeltsin possa receber a homenagem este ano, após não ter comparecido no ano passado devido às competições.
O deputado Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Casa, sugeriu que a moção fosse formalizada em nome da Assembleia Legislativa. Ele também apresentou uma moção semelhante para outros atletas que se destacaram nas Paralimpíadas, incluindo Érika Cheres Zoaga, que ganhou a medalha de prata no judô para cegos totais ou com percepção de luz.
O deputado Coronel David (PL) apresentou uma moção dedicada aos quatro atletas sul-mato-grossenses que ganharam medalhas de ouro e prata: Yeltsin Francisco Ortega Jacques, Fernando Rufino (canoagem), Paulo Henrique dos Reis (salto em distância T13), e Érika Cheres Zoaga (judô). David ressaltou o mérito dessas conquistas em termos de superação e inclusão.
Além das homenagens, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul está implementando melhorias para aumentar a acessibilidade. Recentemente, foram construídos novos elevadores e adaptados banheiros, instalados pisos táteis e corrimões com leitura em braile. Em breve, será inaugurado o primeiro estacionamento vertical do Parque dos Poderes, um projeto sustentável que preserva as árvores existentes.
