|
Hoje é Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025.
Dois jovens, um de 19 anos e um adolescente, foram multados em R$ 1 mil por maus-tratos após a divulgação de um vídeo em que aparecem agredindo um gambá em uma escola estadual de Costa Rica. A Polícia Militar Ambiental (PMA) informou que, apesar das agressões, o animal não sofreu ferimentos graves e foi devolvido ao seu habitat natural, nas proximidades da escola.
Na gravação, os jovens chutam o gambá, que tenta escapar das agressões. Durante o vídeo, uma pessoa incita a violência, dizendo "Mata o bicho, mata o bicho", enquanto outra tenta intervir pedindo que o animal não seja morto. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais pelo adolescente envolvido no caso, segundo apurou o Jornal Midiamax.
A PMA classificou o episódio como maus-tratos, mesmo sem ferimentos graves no animal, e autuou os jovens. Como um deles é menor de idade, os pais foram responsabilizados e também autuados.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SED) informou que o incidente ocorreu no dia 2 de setembro. Após o ocorrido, a direção da escola convocou os estudantes para discutir a conduta inadequada. Os alunos foram orientados sobre práticas adequadas em situações envolvendo animais silvestres e receberam conscientização sobre a importância da preservação da fauna e cuidados com a segurança.
A PMA ressaltou a importância da educação ambiental para evitar comportamentos como esse. "Através da educação ambiental, crianças e adolescentes aprendem a respeitar os animais e a natureza, desenvolvendo empatia e responsabilidade. A PMA busca conscientizar a população, especialmente os jovens, sobre a importância de respeitar a fauna silvestre", destacou a instituição.
O gambá, após ser resgatado sem ferimentos, foi solto em uma área próxima à escola.
