|
Hoje é Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou nesta segunda-feira (9) da abertura do Fórum Internacional da Agropecuária (Fiap), realizado em Cuiabá (MT). Durante o evento, Riedel destacou a importância de um agronegócio sustentável para o Brasil, com foco em ações que reduzam a distância entre o mercado interno e o global. Ele também ressaltou a necessidade de definir um posicionamento estratégico do país para o setor.
"Estamos aqui em busca de respostas, entendendo a complexidade do agronegócio e, ao mesmo tempo, formulando um posicionamento estratégico que coloque o Brasil no caminho certo. Acredito que esse é o propósito do Fiap: aproximar cada vez mais o que somos do mercado global", afirmou o governador.
Riedel destacou que o agronegócio brasileiro já provou sua capacidade de produzir com sustentabilidade, mas que o país precisa se posicionar em relação a temas cruciais. "Não podemos minimizar questões como rastreabilidade, queimadas e desmatamento. Mato Grosso do Sul é um dos poucos estados que incentiva a produção agropecuária sustentável. No balanço de carbono e biodiversidade, temos feito o dever de casa, tanto que propusemos ser carbono neutro até 2030", completou.
O governador também elogiou a colaboração entre os setores público e privado para discutir o futuro do agronegócio, fundamental para o desenvolvimento do Brasil e do Mato Grosso do Sul. "Mato Grosso do Sul é o irmão mais novo do Centro-Oeste, mas estamos crescendo a uma taxa que gera muitas oportunidades. Estamos investindo fortemente em infraestrutura e logística", destacou Riedel.
O evento também contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, além dos governadores Helder Barbalho (Pará) e Mauro Mendes (Mato Grosso), anfitrião do encontro. A comitiva de Mato Grosso do Sul incluiu os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Jaime Verruck (Semadesc).
Mesa de Discussões
O Fiap reúne representantes da iniciativa privada e do poder público para discutir o futuro do setor agropecuário brasileiro. O fórum ocorre em paralelo ao G20 Agro 2024, liderado pelo governo brasileiro, com a temática “O Que o Mundo Espera do Agronegócio Brasileiro na Próxima Década".
A programação inclui fóruns para a definição de políticas públicas e ações estratégicas, além de palestras sobre oportunidades futuras no setor, novas tecnologias e experiências que fazem do Brasil uma referência global. Serão discutidos temas como soja, agricultura regenerativa, código florestal, preservação da vegetação e novos caminhos para a pecuária.
