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Mato Grosso do Sul segue como um dos estados onde etanol é mais competitivo que gasolina, aponta ANP

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Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado Por: Editorial | 09/09/2024 15:04

Mato Grosso do Sul está entre os poucos estados brasileiros onde o etanol permanece competitivo em relação à gasolina, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O estado se junta a outros seis estados e ao Distrito Federal onde o biocombustível continua vantajoso para os motoristas.

Os números da ANP mostram que o etanol é mais competitivo nos seguintes estados: Acre (68,46%), Goiás (65,49%), Mato Grosso (60,34%), Mato Grosso do Sul (65,05%), Minas Gerais (68,93%), Paraná (68,12%) e São Paulo (65,43%), além do Distrito Federal (68,93%). Nos demais estados, a gasolina segue como a opção mais econômica.

Em Mato Grosso do Sul, o preço médio de revenda do etanol foi de R$ 3,86 na primeira semana de setembro, uma leve queda em relação a agosto, quando o valor era de R$ 3,88. Já a gasolina comum manteve-se estável, com preço médio de R$ 5,88. O levantamento considera os valores registrados entre 1º e 7 de setembro.

Outros combustíveis no estado também foram analisados durante o período:

  • Gasolina aditivada: R$ 6,10
  • Gás Liquefeito de Petróleo (GLP): R$ 106,71 (por 13kg)
  • Gás Natural Veicular (GNV): R$ 4,65 (por metro cúbico)
  • Óleo diesel B S500 comum: R$ 5,91
  • Óleo diesel S10: R$ 6,04

Na capital, Campo Grande, o preço do etanol ficou abaixo da média estadual, com revenda a R$ 3,76, enquanto a gasolina comum registrou R$ 5,69, também abaixo da média estadual. Outros preços na capital incluem:

  • Gasolina aditivada: R$ 5,90
  • Gás Liquefeito de Petróleo (GLP): R$ 105,52
  • Gás Natural Veicular (GNV): R$ 4,65
  • Óleo diesel B S500 comum: R$ 5,83
  • Óleo diesel S10: R$ 6,00

No levantamento nacional, a paridade entre o etanol e a gasolina foi de 66,34%, com o biocombustível se mostrando uma alternativa viável em diversos estados. Especialistas do setor destacam que, dependendo do veículo, o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade acima de 70%, conforme dados compilados pela ANP e AE-Taxas.

(Informações complementares de Estadão Conteúdo)




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