| Hoje é Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025.

Lula vai ao Amazonas nesta semana para anunciar mais dinheiro e medidas para combate à seca

Ampliar
(Crédito: Raffa Neddermeyer/EBC) Por: Editorial | 09/09/2024 09:17

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca esta semana no Amazonas para acompanhar de perto as áreas atingidas pela seca severa e anunciar novas medidas de apoio financeiro e um plano emergencial de combate à estiagem. Esta será a primeira visita oficial de Lula ao estado em seu terceiro mandato.

Na próxima terça-feira (10), o presidente visitará o município de Tefé (AM), onde realizará um sobrevoo nas áreas mais afetadas pela falta de chuvas na região amazônica. A situação é alarmante, com o rio Solimões registrando, na última semana, o nível mais baixo de sua história. Os rios da Amazônia são cruciais para a economia local, sendo a principal via de transporte e sustento para milhares de famílias.

Após a visita a Tefé, Lula retornará a Manaus para se reunir com prefeitos das regiões mais afetadas. No encontro, o presidente deve apresentar um plano emergencial contra a seca e anunciar um crédito extraordinário para auxiliar os municípios que enfrentam dificuldades por conta da estiagem.

Impactos da Seca

O mês de agosto deste ano foi o mais quente da história no Brasil, com o estado do Amazonas sendo duramente atingido pela seca. Há uma semana, o governador Wilson Lima (União) decretou estado de emergência em todos os 62 municípios do estado, afetando cerca de 300 mil pessoas, segundo dados do governo estadual. Com o nível dos rios em queda, a economia local está sendo fortemente impactada.

Um dos maiores problemas já em vista é o desabastecimento de gás de cozinha em Manaus. Os navios que transportam o gás liquefeito de petróleo (GLP) estão enfrentando dificuldades devido à falta de navegabilidade nos rios. Além disso, a seca ameaça o abastecimento das indústrias da Zona Franca de Manaus, gerando preocupações sobre possíveis paralisações nas atividades industriais.

Reconhecimento de Emergência

Na última sexta-feira (6), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional emitiu duas portarias reconhecendo a situação de emergência por falta de chuvas em 27 cidades de seis estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Com o reconhecimento federal, essas prefeituras, assim como outras já declaradas em situação de emergência, podem receber recursos adicionais da União para a execução de ações de defesa civil. Esse montante será destinado à compra de cestas básicas, água potável, alimentos para trabalhadores e voluntários, além de kits de higiene pessoal, limpeza de residências e itens de dormitório.

Lula deve reforçar o compromisso do governo federal em fornecer o suporte necessário para as regiões afetadas, buscando minimizar os impactos da seca extrema, tanto na vida das pessoas quanto na economia local.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: