|
Hoje é Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026.
Os Estados Unidos continuam polarizados em relação às próximas eleições. De acordo com uma pesquisa publicada pelo jornal The New York Times no domingo (8), o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano, possui 48% das intenções de voto, enquanto Kamala Harris, vice-presidente e candidata pelo Partido Democrata, aparece logo atrás com 47%.
A sondagem foi realizada entre os dias 3 e 6 de setembro com 1.695 eleitores registrados em todo o país. Apesar de Trump estar 1 ponto percentual à frente de Kamala, a pesquisa aponta um empate técnico, já que a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.
Entre os grupos de eleitores, Kamala Harris é a primeira escolha entre mulheres, jovens e latinos. No entanto, a vice-presidente ainda enfrenta o desafio de se tornar mais conhecida. Cerca de 28% dos eleitores afirmaram que precisam conhecer melhor a candidata, enquanto apenas 9% disseram o mesmo sobre Trump.
Principais Preocupações dos Eleitores
A economia desponta como a principal preocupação para a maioria dos eleitores americanos, seguida por questões de imigração e aborto. Trump é o favorito entre os eleitores que colocam a economia e a imigração como prioridades, enquanto Kamala lidera entre aqueles que consideram o aborto como a questão mais importante. Ela também tem vantagem entre os eleitores preocupados com a preservação da democracia.
Disputa nos Estados Decisivos
Nos chamados "swing states", estados decisivos que podem definir o resultado da eleição, Trump e Kamala estão em uma disputa acirrada. A pesquisa revela que os dois candidatos estão empatados ou com margens mínimas de vantagem em sete estados cruciais:
Debate Decisivo
A pesquisa foi divulgada dois dias antes do aguardado debate entre Kamala Harris e Donald Trump, que acontecerá na terça-feira (10) pela ABC News. Será a primeira vez que ambos se enfrentarão diretamente, já que no último debate, organizado pela CNN, o presidente Joe Biden ainda estava na corrida como candidato democrata. Ele desistiu após pressão do partido, em função de seu desempenho aquém das expectativas.
Para conquistar eleitores indecisos, Kamala Harris precisará demonstrar que representa uma mudança significativa. Segundo a pesquisa, 60% dos eleitores acreditam que o próximo presidente deve trazer mudanças em relação ao governo Biden. Apenas 25% veem Kamala como essa figura de mudança, enquanto 53% dizem que Trump representa esse desejo por transformação.
A disputa acirrada reflete a divisão do eleitorado e reforça a importância de cada debate e movimento estratégico na reta final da campanha.
