O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã deste domingo (8) com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Maria Laura da Rocha, para discutir os mais recentes episódios de tensão na Venezuela. Maria Laura, que está interinamente à frente do Itamaraty devido à viagem oficial do chanceler Mauro Vieira ao Oriente Médio, chegou ao Palácio da Alvorada por volta das 8h45. O chanceler participou da reunião de forma remota.
A reunião também contou com a presença de Audo Faleiro, assessor especial da Presidência. As discussões ganharam força após o governo brasileiro se posicionar contra o reconhecimento da vitória de Nicolás Maduro em eleições consideradas sem transparência pela comunidade internacional.
No sábado (7), o clima entre os dois países se acirrou ainda mais quando a Venezuela revogou a autorização concedida ao Brasil para proteger a embaixada argentina em Caracas. No local, estão abrigados seis opositores procurados pelo regime de Maduro. O Brasil assumiu a custódia da embaixada após solicitação do governo argentino.
As tensões subiram de tom com a emissão, em 2 de setembro, de um mandado de prisão contra Edmundo Gonzalez, opositor de Maduro e autoproclamado vencedor das eleições venezuelanas. Para evitar a prisão, Gonzalez deixou o país e pediu asilo à Espanha, com sua saída confirmada tanto pelo governo de Maduro quanto pelo governo espanhol no último sábado (7).
O encontro deste domingo reflete a tentativa do governo brasileiro de recalibrar sua postura diplomática diante da crise política na Venezuela, em um cenário de crescentes desafios regionais.