| Hoje é Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025.

"Esquadrilha da fumaça" fecha desfile do 7 de Setembro em Brasília

Ampliar
Rafael Felice/SBT Por: Editorial | 07/09/2024 11:36

A tradicional apresentação da "Esquadrilha da Fumaça" encerrará o desfile de 7 de Setembro neste sábado, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento, que celebra o Dia da Independência do Brasil, contará com a participação de atletas olímpicos e fará referências a ações do governo federal, como as iniciativas no Rio Grande do Sul e a campanha de vacinação.

O desfile está previsto para começar às 9h, com a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em revista às tropas poucos minutos antes. Às 10h, será a vez do desfile motorizado, seguido pela apresentação aérea da "Esquadrilha da Fumaça", que fechará a cerimônia por volta das 10h30.

A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas compareçam ao evento. Para garantir a segurança, foram montados cinco pontos de acesso, onde o público passará por revistas pessoais realizadas por policiais militares.

Nas primeiras horas da manhã, entre 5h e 7h, o movimento na Esplanada ainda era tímido, com poucas pessoas circulando pelos acessos. No entanto, por volta das 8h, o público começou a ocupar os lugares nas arquibancadas.

O desfile deste ano retoma a normalidade dos eventos de 7 de Setembro desde a redemocratização do Brasil em 1988. Em contraste, os desfiles de 2021 e 2022, sob o governo de Jair Bolsonaro, foram marcados pela presença massiva de apoiadores convocados por lideranças ligadas ao ex-presidente. Na época, a data ganhou um forte tom político, com discursos voltados a ataques a adversários, como o atual presidente Lula e o Supremo Tribunal Federal (STF), além de pedidos pela volta da ditadura militar.

Em 2021, Bolsonaro chegou a ameaçar desrespeitar decisões judiciais e fez ataques diretos ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: