| Hoje é Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026.

Lula critica Maduro e diz não ter reconhecido eleições na Venezuela: “Deixa a desejar”

Facebook WhatsApp
Ampliar
Foto: Reprodução/YouTube Lula Por: Editorial | 06/09/2024 15:29

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o comportamento do presidente venezuelano Nicolás Maduro e declarou que não reconheceu o resultado das eleições na Venezuela. As declarações foram dadas nesta sexta-feira (6) em entrevista à rádio Difusora Goiânia.

“Eu acho que o comportamento do Maduro deixa a desejar. Aqui no Brasil, aprendemos a fazer democracia com muito sofrimento”, disse Lula, ao ser questionado sobre se considerava o regime venezuelano uma ditadura. “Quando um extremista está no poder, ele não aceita divergências”, acrescentou.

Apesar das críticas, o presidente brasileiro sugeriu dois caminhos para a crise política na Venezuela: a realização de novas eleições ou a formação de um governo de coalizão que incluísse os dois principais grupos políticos do país.

“Só havia uma solução: ou realizar novas eleições ou formar uma coalizão que permitisse a convivência democrática”, declarou Lula.

Lula também reafirmou que, apesar de não reconhecer o resultado eleitoral, não apoia sanções unilaterais contra o país. “Brasil e Colômbia não aceitaram o resultado das eleições, mas não vamos romper relações, nem apoiar bloqueios econômicos. O bloqueio prejudica o povo, não o Maduro”, ponderou o presidente.

Caso Silvio Almeida

Na mesma entrevista, Lula comentou as acusações de assédio sexual contra o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. O presidente indicou que Almeida pode não continuar no governo. “Posso adiantar: quem pratica assédio não vai permanecer no governo”, afirmou. "Não acho possível sua continuidade", reforçou o presidente.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: