| Hoje é Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026.

Ministros da Ucrânia renunciam em meio a reformulação no governo

Facebook WhatsApp
Ampliar
Divulgação/governo da Ucrânia Por: Editorial | 04/09/2024 09:37

Nesta quarta-feira (4), pelo menos seis autoridades ucranianas, incluindo membros de alto escalão do governo, apresentaram suas renúncias. A mudança ocorre uma semana após o presidente Volodymyr Zelensky anunciar um plano para reformular o governo, com o objetivo de fortalecer a administração em meio aos dois anos e meio de guerra com a Rússia.

Entre os que deixaram seus cargos estão o ministro das Indústrias Estratégicas, Oleksandr Kamyshin; o ministro da Justiça, Denys Maliuska; o ministro do Meio Ambiente, Ruslan Strilets; e o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba. Também renunciaram os vice-primeiros-ministros Olha Stefanishyna e Iryna Vereshchuk.

Até o momento, o governo ucraniano não se pronunciou oficialmente sobre as renúncias. O silêncio em torno das mudanças alimenta especulações sobre possíveis transferências de alguns ministros para outros cargos no governo.

Em um vídeo publicado na terça-feira (3), Zelensky destacou a importância das reformas para o futuro da Ucrânia. “O outono será crucial para o país. Nossas instituições devem estar preparadas para alcançar os resultados desejados. Precisamos fortalecer o governo e tomar decisões estratégicas. Também haverá mudanças no escritório”, afirmou o presidente. Ele reiterou que, além de reforçar a defesa contra a invasão russa, o principal objetivo do governo é aumentar a integração com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e com a União Europeia (UE), destacando o trabalho jurídico e político necessário para a adesão, iniciada em 2022.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: