| Hoje é Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026.

Ucrânia pede prisão de Putin durante visita à Mongólia

Facebook WhatsApp
Ampliar
Reprodução/SBT News Por: Editorial | 03/09/2024 08:31

O governo da Ucrânia pediu na segunda-feira (2) a prisão do presidente russo, Vladimir Putin, durante sua visita à Mongólia. O país asiático é signatário do Tribunal Penal Internacional (TPI), que emitiu um mandado de prisão contra Putin, acusando-o de envolvimento na deportação ilegal de crianças ucranianas.

"O sequestro de crianças ucranianas é apenas um dos inúmeros crimes pelos quais Putin e a liderança russa devem responder. Esses indivíduos são culpados pela guerra contra a Ucrânia e pelas atrocidades cometidas contra o povo ucraniano. Apelamos às autoridades mongóis para que cumpram o mandado de captura internacional", declarou o governo ucraniano em comunicado.

O TPI emitiu o mandado de prisão contra Putin em março de 2023. No entanto, como a Rússia não reconhece a jurisdição do Tribunal, a ordem só pode ser executada se o presidente russo visitar um país que faz parte do tratado de Haia.

A visita de Putin à Mongólia, a convite do presidente Ukhnaagiin Khürelsükh, representa uma oportunidade para que o mandado seja cumprido, segundo Kiev. Caso as autoridades mongóis se recusem a prender Putin, o governo ucraniano advertiu que o país asiático "compartilhará a responsabilidade pelos crimes de guerra russos" e enfrentará "sérias consequências".




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: