|
Hoje é Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025.
Com iniciativas focadas na melhoria da administração pública, transparência e governança, Mato Grosso do Sul se posiciona como destaque nacional no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
A ferramenta, que apoia lideranças públicas na busca por uma gestão mais eficiente, avalia 99 indicadores para medir o desempenho dos estados em áreas como governança, social e ambiental, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Mato Grosso do Sul ocupa atualmente a 9ª posição no ranking geral, resultado divulgado na última semana em Brasília (DF), e se sobressai em aspectos como capital humano, solidez fiscal e sustentabilidade social.
O estado também foi finalista do Prêmio Excelência em Competitividade 2024, do CLP, com o programa "Centro de Inteligência GOV MS", competindo com projetos de outros estados, como Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Goiás e Maranhão.
Um dos destaques de Mato Grosso do Sul é no pilar de "capital humano", onde o estado ocupa a 3ª posição. Este pilar avalia o nível educacional da força de trabalho, a inserção no mercado de trabalho e os impactos sobre a produtividade econômica. Mato Grosso do Sul avançou uma posição no índice de desocupação de longo prazo, alcançando a 4ª posição.

“O Mato Grosso do Sul é o terceiro em capital humano, o que evidencia a situação de emprego no estado, incluindo o número de empregos formais e as oportunidades para os jovens”, afirmou Thaner Castro Nogueira, secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov).
