|
Hoje é Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, esteve presente nesta quarta-feira (28) no II Fórum de Governadores do Brasil Central 2024, realizado em Goiânia (GO), paralelo à Ficomex (Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central). Durante os eventos, foram discutidas estratégias para promover o comércio exterior e o desenvolvimento econômico regional.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, formado por Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal, organizou o Fórum para reforçar a cooperação entre as regiões e aumentar sua competitividade global. Riedel destacou a importância da integração entre os estados para avançar em áreas como segurança alimentar e transição energética.

Na Ficomex, o estande de Mato Grosso do Sul, representado pela Semadesc, apresentou oportunidades de negócios no setor de energias limpas, celulose, proteína animal e bioenergia. O secretário Jaime Verruck enfatizou a relevância do Estado na atração de investimentos, especialmente em biocombustíveis e proteínas animais.

O evento também abordou as parcerias público-privadas e as oportunidades geradas pela Rota Bioceânica, que conecta Mato Grosso do Sul aos portos do Oceano Pacífico, oferecendo vantagens competitivas para a industrialização regional. A Ficomex reuniu 40 embaixadores e 170 expositores, debatendo o futuro do comércio exterior e o desenvolvimento regional.
