|
Hoje é Sábado, 15 de Novembro de 2025.
Nesta quarta-feira (28), os amantes da astronomia terão a oportunidade de presenciar um raro fenômeno celestial: o alinhamento de seis planetas. Conhecido como "desfile planetário", o evento permitirá a observação simultânea de Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno no céu.
Embora todos esses planetas estejam alinhados, sua visibilidade varia. Mercúrio, por exemplo, será o mais difícil de ser observado a olho nu, pois estará próximo ao horizonte, dificultando sua detecção. Para ver Netuno e Urano, será necessário o uso de um telescópio ou binóculos de alta potência.
Saturno, com sua característica coloração amarelada, será visível a partir do final da noite, localizado na constelação de Aquário. Netuno aparecerá próximo à constelação de Peixes, mas somente poderá ser visto com equipamentos de alta precisão. Pela manhã, enquanto Saturno e Netuno começam a descer em direção ao horizonte oeste, Urano surgirá mais tarde na constelação de Touro, necessitando também de auxílio óptico para ser identificado.
Júpiter e Marte, por sua vez, serão visíveis a olho nu, também na constelação de Touro. A presença da Lua em sua fase minguante crescente ajudará a destacar ainda mais o fenômeno. Por fim, Mercúrio aparecerá ao amanhecer, próximo à constelação de Leão. Embora seja possível enxergá-lo sem equipamentos, sua proximidade com o Sol tornará a observação mais desafiadora.
O Alinhamento Poderá Ser Visto por Vários Dias
Embora o pico de visibilidade do alinhamento planetário ocorra nesta quarta-feira, o fenômeno poderá ser observado nos dias seguintes em diferentes partes do mundo. A parte da manhã é o melhor momento para visualizar o alinhamento, mas a visibilidade pode variar dependendo da localização.
A última vez que um alinhamento planetário semelhante ocorreu foi em junho deste ano.

Dicas para Observar o Fenômeno
Prepare-se para uma experiência única no céu e aproveite essa oportunidade rara de observar o desfile planetário.
