Nesta quinta-feira, 22 de agosto, em comemoração ao Dia Mundial do Leite Vegetal, a organização sem fins lucrativos Geração Vegana lançou globalmente o curta-metragem de animação “Santuário”, que tem a apresentadora Xuxa como uma das principais vozes. O filme, que traz uma mensagem de compaixão e respeito pelos animais, foi produzido em quatro idiomas e destaca a importância do veganismo.
No Brasil, Xuxa, uma defensora da causa animal desde que adotou o veganismo em 2018, narrou a versão em português do curta. Sua participação no projeto visa inspirar empatia e sensibilizar o público sobre as condições enfrentadas pelos animais resgatados de maus-tratos. “É um filme muito interessante. E não é só para a galera que é vegana. É uma mensagem muito bacana para todas as idades,” comentou Xuxa sobre o curta-metragem.
Além da versão brasileira, "Santuário" foi lançado em inglês, narrado pela atriz britânica Evanna Lynch; em espanhol, pela argentina Marcela Kloosterboer; e em hindi, com a voz da indiana Sneha Ullal. Cada uma dessas artistas trouxe sua dedicação à causa animal, ampliando o alcance da mensagem do filme.
O curta "Santuário" foi inspirado em histórias reais de resgate, como a das Marias, porcas que sobreviveram a um acidente de caminhão no Rodoanel, em São Paulo, e da vaca Índigo, resgatada junto com sua mãe de um frigorífico nos Estados Unidos. Hoje, as Marias vivem no Santuário Terra dos Bichos, enquanto Índigo e sua mãe encontraram um lar no Farm Sanctuary.
A narrativa do filme acompanha as aventuras de Índigo no santuário, onde vive com sua mãe e outros animais resgatados. Em uma reviravolta emocionante, Índigo se depara com uma vaca em perigo, destacando a constante luta desses animais por sobrevivência. O curta busca não apenas entreter, mas também conscientizar o público sobre a importância de tratar todos os seres vivos com respeito e compaixão.