|
Hoje é Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026.
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) compartilhou uma foto de mãos dadas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em suas redes sociais, marcando um movimento estratégico em sua articulação para disputar a presidência da Mesa Diretora do Senado. Eleita em 2018 com apoio da onda bolsonarista, Soraya agora busca construir alianças mais amplas.
Na tarde desta terça-feira (20), a senadora participou de uma reunião ao lado de Eliziane Gama (PSD-MA), onde as duas parlamentares firmaram um acordo para garantir a presença de pelo menos uma mulher na disputa pela cadeira mais importante do Congresso Nacional.
“Para o bem da nação, o Executivo, Legislativo e Judiciário devem caminhar com independência, mas em plena harmonia e respeito mútuos. Na companhia da amiga e liderança política, @SorayaThronicke, tratamos das nossas propostas para que isso possa se concretizar”, declarou Eliziane em uma publicação.
Soraya reforçou o compromisso, comentando a publicação da colega: "O Brasil é maior do que todos nós, e as necessidades da população são prioridade. Quando nos conscientizamos da tamanha responsabilidade que assumimos, o verdadeiro espírito estadista se manifesta. O que nos une deve ser maior do que qualquer questão ideológica ou partidária. Meu lado é o Brasil! Meu lado é o dos brasileiros! Não medirei esforços para cumprir as minhas obrigações. A política é a arte de fazer o possível e o impossível em prol do coletivo".
Apesar das articulações, Lula não se comprometeu diretamente com o apoio à candidatura das senadoras, embora tenha ressaltado a importância de ter uma mulher na eleição para a presidência do Senado. Nos bastidores, comenta-se que o presidente estaria inclinado a apoiar a candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), aliado de longa data desde o início de seu terceiro mandato.
