|
Hoje é Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), está em Brasília nesta quarta-feira (21) para uma série de compromissos oficiais. A agenda do governador inclui participação em eventos estratégicos e reuniões com autoridades federais.
Pela manhã, Riedel participa do CPL Day, evento organizado pelo Centro de Liderança Pública (CPL). Durante o evento, o CPL lança o Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios 2024 e premia as três vencedoras do Prêmio Excelência em Competitividade. O governador, ao lado de colegas de estados como Amapá, Santa Catarina, Alagoas, Espírito Santo e Amazonas, participa do painel "Competitividade no Setor Público – Dados e Evidências como Pilares da Transformação", onde apresentará o cenário de Mato Grosso do Sul.
O Prêmio Excelência em Competitividade, em vigor desde 2015, reconhece estados que priorizam a competitividade em suas políticas públicas. Este ano, foram avaliadas 292 políticas públicas, das quais seis foram selecionadas como finalistas.
À tarde, o governador acompanha a cerimônia de assinatura do Pacto pela Transformação Ecológica, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. Esse pacto é uma iniciativa inédita que une os Três Poderes em torno de uma agenda voltada para a sustentabilidade ecológica, desenvolvimento econômico sustentável, justiça social e climática, e a resiliência a eventos climáticos extremos.
Enquanto isso, outra pauta importante para Mato Grosso do Sul será discutida em Brasília. O presidente Lula se reunirá com ministros para discutir soluções para os conflitos fundiários em terras indígenas, com foco na situação de Douradina, onde indígenas guarani-kaiowá retomaram terras no último mês.
A agenda de Riedel em Brasília termina com uma reunião no Ministério da Casa Civil, no Palácio do Planalto. No entanto, os detalhes da pauta dessa reunião não foram divulgados.
