|
Hoje é Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025.
As duas onças-pintadas, Miranda e Antã, resgatadas na semana passada em Mato Grosso do Sul com ferimentos nas patas causados pelos incêndios no Pantanal, continuam em recuperação no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande. Com o tratamento veterinário adequado, que inclui pomadas específicas e ozônio para as queimaduras, os veterinários estimam que uma das onças pode ser reintroduzida ao seu habitat natural em até um mês.
Na manhã desta terça-feira (20), o governador Eduardo Riedel visitou o local para acompanhar o tratamento dos animais, que está sendo realizado no Hospital Veterinário Ayty. "Parabenizo toda a equipe do CRAS pelo trabalho árduo e dedicado que está sendo feito com muito carinho e conhecimento técnico. As patas dos animais estavam bastante comprometidas devido aos incêndios no Pantanal. A Miranda, uma fêmea de dois anos, e o Antã, um macho de oito anos, estão se recuperando bem", afirmou Riedel. A previsão é de que Miranda, que foi encontrada em um município com seu nome, seja devolvida à natureza em cerca de 30 dias. Ela chegou ao CRAS na quinta-feira (15), pouco mais de 24 horas após ser avistada mancando por trabalhadores de uma fazenda.
Antã, por sua vez, foi resgatado no sábado (17) na região do Passo do Lontra. Em condições debilitadas, ele praticamente não reagiu ao resgate. Ambos os animais estão apresentando boa recuperação, com alimentação satisfatória e melhoria geral nas feridas. O tratamento inclui pomadas específicas para queimaduras e ozônio, que acelera a regeneração da pele.
"A Miranda recebeu o primeiro atendimento imediatamente após o resgate, e mesmo com alguns problemas, como a remoção dos curativos, ela está mostrando sinais de melhora. Ainda realizaremos uma nova série de procedimentos nesta semana. O Antã também está evoluindo bem, apesar de seu caso ser mais delicado. Utilizamos ozônio em seu tratamento ontem (19), e ele está reagindo positivamente", explicou Aline Duarte, médica-veterinária e coordenadora do CRAS.
Diariamente, Miranda e Antã são alimentados com cerca de 13 kg de carne bovina e frango – e começarão a receber peixe – sendo 5 a 8 kg para Antã e 3 a 5 kg para Miranda.
