| Hoje é Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026.

Governador Eduardo Riedel destaca papel do estado como facilitador para o setor florestal em abertura do 'Florestas 360º'

Facebook WhatsApp
Ampliar
Fotos: Álvaro Rezende Por: Editorial | 20/08/2024 17:14

Com o crescimento notável do setor florestal em Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel enfatizou nesta terça-feira (20) a importância do papel do Estado como "facilitador" para criar um ambiente de negócios favorável, destacando a necessidade de segurança jurídica e desburocratização. Ele também sublinhou a importância de investimentos em logística, infraestrutura, habitação e qualificação profissional.

Riedel fez essas declarações durante a abertura do evento 'Florestas 360º', que reúne profissionais do setor florestal do Centro-Oeste e de outros estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O encontro está sendo realizado no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

"O setor florestal teve um crescimento impressionante nos últimos 20 anos, fruto de visão empresarial e trabalho árduo. O papel do Estado é ser um facilitador, promovendo um ambiente de negócios eficiente e desburocratizado, para garantir competitividade ao segmento", afirmou o governador.

Governador durante abertura do evento

Durante o evento 'Florestas 360º', o governador Eduardo Riedel destacou a necessidade de enfrentar os desafios associados ao crescimento do setor florestal em Mato Grosso do Sul, impulsionado por grandes investimentos privados. "Enfrentamos desafios significativos em infraestrutura, logística e formação de mão de obra, devido à baixa qualificação. Também há o desafio da habitação para os trabalhadores que vêm de fora. Estamos comprometidos em superar esses obstáculos para garantir o sucesso do setor no Estado", afirmou Riedel.

Mato Grosso do Sul se consolidou como um polo no setor florestal, abrigando importantes empresas de celulose como Eldorado (em Três Lagoas), Suzano (em Ribas do Rio Pardo) e a Arauco, que será instalada em Inocência. O Estado possui quatro municípios entre os cinco maiores produtores de eucalipto do Brasil e ocupa a segunda posição em área cultivada, com 1,1 milhão de hectares.

A cadeia produtiva florestal é responsável por mais de 14,9 mil empregos diretos e 12 mil indiretos no Estado. Mato Grosso do Sul lidera o ranking nacional em exportação de celulose e ocupa o segundo lugar em produção. Em julho de 2024, a Suzano iniciou a operação de sua nova fábrica em Ribas do Rio Pardo, que se tornou a maior indústria de celulose de linha única do mundo.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: