|
Hoje é Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025.
Secretaria de Estado de Administração (SAD) lançou nesta segunda-feira (19) o Projeto de Mapeamento de Fluxos e Processos em Gestão de Pessoas, uma iniciativa destinada a transformar as práticas de gestão de recursos humanos no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O evento de sensibilização, realizado no auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, reuniu gestores e servidores de 34 órgãos estaduais para apresentar os objetivos e a importância do projeto.
O Secretário-adjunto de Estado de Administração, Roberto Gurgel, enfatizou o caráter estratégico do projeto, que está alinhado às diretrizes do Programa de Gestão de Pessoas para o Futuro, uma das principais metas da SAD dentro do Contrato de Gestão firmado com o Governo do Estado.

"Este projeto é uma iniciativa inovadora que reforça nossa missão de promover uma gestão pública eficiente e orientada para resultados. Estamos construindo um novo modelo de governança que impacta todos os órgãos do estado, sendo uma prioridade no plano de gestão do governador Eduardo Riedel. É essencial lembrar que todo serviço público é realizado por pessoas", destacou Gurgel.
Lea Maria Ribeiro, superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SAD, sublinhou a importância do mapeamento de fluxos e processos para a Administração Pública, apontando que essa ação é uma entrega fundamental do Contrato de Gestão na área de Gestão de Pessoas, envolvendo todos os órgãos governamentais de forma transversal.

“O nosso objetivo é orientar e disseminar o conhecimento sobre a Gestão por Processos, detalhando os principais conceitos, etapas e atividades, além de promover uma transformação organizacional por meio da otimização dos procedimentos e métodos utilizados. Para atingir nossas metas de compreensão e melhoria dos processos de Gestão de Pessoas, contamos com a participação ativa de todos durante as oficinas”, explicou Lea.
Durante o evento, os participantes foram introduzidos aos conceitos e metodologias que serão aplicados nas oficinas de mapeamento, programadas para os próximos meses. A Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged), que lidera o projeto, apresentou as metas e o cronograma de trabalho, que prevê o mapeamento de 60 processos em gestão de pessoas até 2025, com 16 desses processos concluídos até dezembro de 2024.
