|
Hoje é Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026.
Nesta quarta-feira (14), o ciclo de plenárias do Plano Clima Participativo chega ao Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, para o quarto de oito encontros presenciais programados. O evento, que começa às 16h, tem como objetivo engajar a sociedade civil na elaboração da estratégia que orientará a política climática do Brasil até 2035, com foco especial no bioma Pantanal, a maior planície de inundação contínua do mundo.
O Plano Clima está sendo desenvolvido pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), que reúne representantes de 22 ministérios, em parceria com a Rede Clima e o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. O plano se baseia em dois pilares principais: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças climáticas.
O ciclo de plenárias foi lançado em Brasília, no dia 30 de julho, e já passou por Recife, onde o tema foi o Sistema Costeiro-Marinho, e por Teresina, com foco na Caatinga. Após o debate sobre o Pantanal em Campo Grande, as próximas reuniões abordarão os biomas Mata Atlântica, em São Paulo; Pampa, em Porto Alegre; Amazônia, em local a ser definido; e Cerrado, em Imperatriz.
A iniciativa busca garantir ampla participação da sociedade em espaços presenciais e digitais, com consultas diretas à população e debates com especialistas, organizações da sociedade civil, conselhos de políticas públicas, movimentos sociais e sindicais. O processo é liderado pelos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), que estarão presentes em todos os encontros. Em Campo Grande, também é aguardada a presença da ministra Cida Gonçalves (Mulheres).
As autoridades concederão uma coletiva de imprensa antes do início do evento, às 15h30. O acesso dos jornalistas será pelo estacionamento lateral do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
As propostas discutidas nas plenárias poderão ser incluídas na primeira versão do documento que será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP 29, que ocorrerá em novembro no Azerbaijão. O resultado final, fruto de todo o processo participativo, será apresentado na COP 30, que será realizada no Brasil, em Belém (PA), em novembro do próximo ano.
