Marte pode esconder água suficiente entre suas rochas subterrâneas para formar um "oceano global" abaixo da superfície, segundo uma pesquisa publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences na segunda-feira (12).
A descoberta é baseada em medições sísmicas realizadas pelo robô de pouso Mars InSight, que registrou mais de 1.300 terremotos antes de seu desligamento em 2022. De acordo com o estudo, a água pode estar localizada a uma profundidade entre 11,5 e 20 quilômetros na crosta marciana.
Para confirmar a presença da água e explorar possíveis sinais de vida microbiana, seriam necessários equipamentos adicionais, como brocas. Embora o Mars InSight não esteja mais em funcionamento, os cientistas continuam analisando os dados coletados entre 2018 e 2022.
Os pesquisadores acreditam que Marte perdeu sua água original devido ao afinamento de sua atmosfera, o que transformou o planeta em um ambiente seco e desolado como o conhecemos hoje. (Com informações da Associated Press)