|
Hoje é Sábado, 15 de Novembro de 2025.
Os esforços para combater os incêndios no Pantanal sul-mato-grossense mobilizam uma vasta equipe de recursos e pessoas. Atualmente, o combate às chamas conta com o suporte de 18 aeronaves, 7 caminhões de combate a incêndio, 6 embarcações, 41 caminhonetes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e 14 caminhonetes da Força Nacional de Segurança Pública.
Desde abril, o trabalho árduo é realizado por 1.170 profissionais dedicados, que atuam dia e noite para conter o avanço dos incêndios. Desses, 714 são integrantes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.
Entre os heróis do combate está a Tenente Letícia Solano, natural de Campo Grande e com um profundo afeto por Corumbá. Formada em engenharia ambiental e com experiência na Marinha como oficial temporária, Letícia viveu em Corumbá de 2013 a 2018, período que consolidou seu vínculo com a região. "Corumbá tem um lugar especial no meu coração. Acredito que, pelo tempo que passei lá, posso me considerar pantaneira", revela.
O trabalho no Pantanal não é apenas uma missão profissional, mas uma demonstração de amor e compromisso com o bioma, refletido na dedicação dos que enfrentam os desafios para proteger esse ecossistema vital.
Tenente Letícia Solano (Fotos: CBMMS/arquivo pessoal)
A Sargento Katiane Mercado Alves, comandante de uma guarnição no combate aos incêndios no Pantanal, é uma das heroínas da operação. Natural de Campo Grande e voluntária no Pantanal desde 2020, Katiane é movida pelo amor ao Estado e ao seu Patrimônio Natural. “Ver a vegetação e os animais que conheci na infância em risco nos motiva a agir rapidamente”, afirma.
