O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias em todo o Brasil após a tragédia aérea ocorrida na cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9). O decreto 12.135 foi anunciado em uma publicação no perfil oficial do presidente no X (antigo Twitter), por volta das 20h. O acidente, que envolveu um avião da Voepass (antiga Passaredo), resultou na morte de todas as 61 pessoas a bordo, incluindo 57 passageiros e quatro tripulantes.
Mais cedo, durante uma cerimônia em Itajaí, Santa Catarina, Lula pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. O presidente estava presente no lançamento da Fragata Tamandaré, da Marinha, quando foi informado sobre o acidente. Visivelmente abalado, Lula compartilhou a triste notícia com os presentes.
"Tenho que ser portador de uma notícia muito ruim. Gostaria que todos se levantassem para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo," declarou o presidente.
A aeronave, um ATR 72 da Voepass, havia decolado de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As autoridades ainda investigam as causas do acidente, que chocou o país e levou o governo a prestar condolências às famílias das vítimas.