De 08 a 11 de agosto, o Rio de Janeiro sediará a 8ª edição do ‘Salão do Turismo: Conheça o Brasil’, que apresentará as atrações turísticas de todas as regiões do país. Cada Estado, dividido por macrorregião, destacará quatro experiências do melhor do turismo regional.
“O Salão de Turismo é um evento muito importante, especialmente do ponto de vista da política nacional de regionalização. Como é voltado para o público final, teremos a oportunidade de mostrar nossos produtos aos visitantes do Rio de Janeiro durante esses quatro dias”, afirma Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS).
Na sexta-feira (09), Wendling participará do painel “A qualificação de destinos: preservação de identidade regional, viajar com propósito e receber com novos produtos turísticos”.
“Será um momento de muita troca de experiências, com painéis, discussões importantes e reuniões. Estamos felizes em poder levar um pouco de nossas belezas naturais, cultura, eventos, gastronomia e produção associada. Teremos diversas ativações durante o Salão para mostrar tudo isso ao público e esperamos fortalecer ainda mais a identidade e a marca 'Isto é Mato Grosso do Sul'”, destacou Wendling.
As ativações acontecerão principalmente na área "Vitrine Brasil", dedicada ao artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas e outros produtos nacionais. Haverá também shows de artistas nacionais que animarão o evento.
Destaques de Mato Grosso do Sul
O público poderá “viajar” por Mato Grosso do Sul, um dos quatro representantes do Centro-Oeste. Entre os destaques, haverá uma apresentação de dança sobre o Pantanal e suas lendas indígenas, além de um animado cortejo sobre o “Arraial do Banho de São João em Corumbá”, principal festa junina do Centro-Oeste brasileiro e reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Agenda de Mato Grosso do Sul no Salão Nacional do Turismo
8 de agosto
- Arena Experiências Brasil
- 15h40 às 15h50 – Cruzeiro Pantanal MS (Joicetur)
- 16h às 16h10 – Pantanal Friendly Cruise MS (Travel/Experience)
8 a 11 de agosto
- Estande Mato Grosso do Sul – Espaço Centro-Oeste:
- 12h às 20h: Exposição dos destinos turísticos de MS, com imagens do Pantanal, Bonito/Serra da Bodoquena e Cerrado Pantanal, além de um cooking show com o chef Marcílio Galeano até o dia 10.
8 a 10 de agosto
09 de agosto (sexta-feira)
- Espaço Núcleo do Conhecimento
- 10h20 às 10h40: Seminário sobre o Programa de Classificação Turística de MS.
- 14h50 às 11h: Painel sobre a qualificação de destinos com Bruno Wendling.
10 de agosto (sábado)
- Vitrine Brasil – Espaço Gastronomia (Cozinha Show):
- 12h30 às 13h15: Apresentação do prato regional Caldo de Piranha.
- Palco Manifestações Culturais:
- 13h00 às 13h30: Espetáculo de dança “Guadakan” pela Cia. de Dança do Pantanal.
- 16h: Cortejo do Arraial do Banho de São João em Corumbá.
Sobre o Salão Nacional do Turismo
Realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, SESC, SENAC, Secretaria de Turismo do Estado do Rio e Prefeitura Municipal, o evento é uma das maiores vitrines do turismo nacional. Este ano, o tema é “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”. São esperados cerca de 120 mil participantes, incluindo empresários, gestores públicos, profissionais do setor, formadores de opinião, imprensa, representantes da sociedade civil, instituições de ensino superior de turismo e hotelaria, estudantes e o público em geral.