| Hoje é Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026.

Países europeus fazem declaração conjunta pedindo que Venezuela divulgue atas de eleição presidencial

Facebook WhatsApp
Ampliar
Maduro e Urrutia: eleição na Venezuela sob questionamento | Reprodução/X/Twitter Por: Editorial | 04/08/2024 07:07

Um grupo de sete países europeus publicou uma declaração conjunta na noite deste sábado (3), solicitando que as autoridades da Venezuela "divulguem rapidamente todas as atas eleitorais" relacionadas à eleição presidencial realizada no último domingo (28). O documento foi assinado por Alemanha, Espanha, França, Itália, Holanda, Polônia e Portugal.

Segundo a declaração, a oposição venezuelana afirmou ter recolhido e publicado mais de 80% das atas eleitorais de cada mesa de votação, destacando que essa verificação é essencial para reconhecer a vontade do povo venezuelano. "Os direitos de todos os venezuelanos, em particular dos líderes políticos, devem ser respeitados durante este processo", ressalta o documento, que também condena a repressão violenta aos protestos ocorridos no país. "A vontade do povo venezuelano, bem como o seu direito de manifestação pacífica e a liberdade de reunião também têm de ser respeitados", completa a nota.

Eleição Sob Questionamento
O presidente Nicolás Maduro foi declarado reeleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão controlado por um aliado do governo. A contagem oficial do CNE atribuiu 51,95% dos votos a Maduro, enquanto o principal opositor, Edmundo González Urrutia, obteve 43,18%. A oposição, no entanto, denunciou fraude eleitoral, afirmando que Urrutia venceu com 67% dos votos.

Uma análise dos boletins de urna realizada pela agência de notícias Associated Press também apontou 67% dos votos para Urrutia e 30% para Maduro.

A situação gerou tensão nas ruas da Venezuela, com protestos convocados tanto pelo governo quanto pela oposição. Na última quinta-feira (1º), Maduro anunciou a prisão de 1.200 manifestantes, prometendo enviá-los para prisões de segurança máxima.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: