|
Hoje é Sábado, 15 de Novembro de 2025.
A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS) e o Senai-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) lançaram uma chamada pública para o edital de Inovação Mato Grosso do Sul, focado na indústria de bioeconomia.
Esta iniciativa visa apoiar projetos inovadores na área de bioeconomia, direcionados à indústria de Mato Grosso do Sul. O Governo de MS, por meio da Fundect, disponibilizará R$ 8 milhões para os projetos aprovados, enquanto o Senai/MS contribuirá com R$ 1 milhão. Além disso, as empresas selecionadas deverão aportar pelo menos 10% do valor total do projeto como contrapartida financeira. Importante ressaltar que os recursos não são reembolsáveis.
Os projetos devem ser desenvolvidos por empresas ou startups de base tecnológica e devem propor soluções para desafios tecnológicos relacionados ao uso de recursos biológicos, renováveis ou recicláveis. O foco está em promover a sustentabilidade nos sistemas de produção, conciliando geração de renda com a conservação ambiental. As áreas de interesse incluem eco inovação, biomimética aplicada a produtos e processos industriais, e cadeias de maior valor agregado na bioeconomia, como biofármacos, biocosméticos e alimentos funcionais.
Inscrições
As inscrições para a chamada pública estão abertas até 23 de agosto. As propostas devem ser submetidas pela Plataforma Inovação para Indústria – Chamada Regional e devem estar alinhadas com o objetivo do Senai/MS de preparar a indústria para o futuro, impulsionando transformações por meio da inovação.
Podem participar empresas do setor industrial ou startups de base tecnológica com CNPJ ativo em Mato Grosso do Sul. A seleção será realizada em duas etapas: somente as propostas aprovadas na primeira etapa poderão submeter seus planos de projeto na segunda fase, conforme descrito no edital. (Indormações Fundect)
