"Levanta e vamos vibrar juntos", incita um adolescente ao amigo durante a apresentação de crianças do projeto Vozes e Dança da Periferia, no palco principal da Concha Acústica Helena Meirelles. "Tenham atitude e deem o melhor de vocês", aconselha o governador Eduardo Riedel aos milhares de atletas presentes.
Com coragem, esforço e atitude, os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, para estudantes de 15 a 17 anos, começaram nesta quinta-feira (1º) no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Organizados pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), o evento reúne mais de 3,5 mil estudantes-atletas em 16 modalidades, representando 55 municípios.
"Tenham atitude e deem o melhor de vocês, pois todos estão fazendo algo transformador para a sociedade sul-mato-grossense", disse Riedel, incentivando os jovens a encarar os desafios esportivos e da vida. Além dele, participaram da solenidade de abertura o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, e os diretores-presidentes da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñez, e da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, além de representantes do TJ e da Defensoria Pública.
O evento ofereceu mais do que apresentações, com lições de vida inspiradoras, incluindo a participação do Superman da Liga do Bem e a emocionante performance dos jovens do projeto Vozes e Dança da Periferia, do Instituto Maná do Céu Para os Povos. A música e a dança desses jovens contagiaram a plateia, que os aplaudiu de pé, enquanto as autoridades, emocionadas, não contiveram as lágrimas.
"Há dez anos, o Estado estava em uma situação difícil, os Jogos Escolares estavam em condições ruins e o volume de participantes era baixo. Conseguimos reverter esse quadro", disse Riedel. O cenário atual reflete um trabalho de longo prazo para valorizar o esporte de base em Mato Grosso do Sul. "Milhares de jovens se movimentam nas disputas para chegar até aqui, e depois vão representar o Mato Grosso do Sul nacionalmente. As passagens já estão compradas, todas aéreas. Agora é com vocês", concluiu o governador.
Marcelo Miranda, titular da Setesc, destacou o empenho para estruturar os Jogos e alcançar o patamar atual, saudando todos que se dedicam ao evento. "Essas ações e transformações são frutos de um longo trabalho, que começou lá atrás, ainda em 2015", lembrou Miranda. (Informações Governo de MS)