| Hoje é Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026.

Bandeira do Rio Grande do Sul resgatada durante catástrofe climática é devolvida em cerimônia emocionante

Facebook WhatsApp
Ampliar
Foto: Saul Schramm Por: Editorial | 02/08/2024 09:10

A bandeira do Rio Grande do Sul, resgatada das águas em São Leopoldo por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBM-MS) no dia 17 de maio, durante a catástrofe climática que assolou o estado sulista, foi devolvida ao povo gaúcho como um símbolo de reconstrução.

A emocionante cerimônia aconteceu hoje (1º) em Campo Grande, onde o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assumiu a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Na ocasião, a bandeira foi entregue ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

"Se tem algo que nos torna resilientes são os grandes desafios. A segunda equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul que chegou para ajudar nossos irmãos gaúchos viu algo na água e naquele momento achavam que pudesse ser alguém ou alguma coisa. Eles resgataram aquilo, que era a bandeira do Rio Grande do Sul, além das várias vidas que salvaram. No retorno das equipes, eu fui agradecer e entreguei uma menção honrosa a cada profissional. E eles entregaram a bandeira, que eu devolvo hoje", explicou Riedel. Para o governador gaúcho, o presente representa o desejo e o esforço da população gaúcha em reconstruir o estado.

"Agradeço pelo acolhimento e pelo gesto tão bonito, que nos sensibiliza, da entrega da bandeira que resgataram lá nessa catástrofe climática que acometeu nosso estado. E também ao Mato Grosso do Sul e a todos estados brasileiros que colocaram enorme esforço para ajudar o Rio Grande do Sul. Faço especial registro ao Mato Grosso do Sul que enviou equipes técnicas, profissionais, equipamentos que ficaram longos períodos conosco nos ajudando a fazer resgates, atender nossa população. E além da ajuda material, nos dá apoio moral, que confortou a alma dos gaúchos. Somos muito gratos por este gesto", declarou Eduardo Leite.

O governo de Mato Grosso do Sul prestou apoio crucial ao Rio Grande do Sul nas ações de resgate e evacuação desde o início de maio, após a catástrofe climática que resultou em enchentes, inundações e deslizamentos, deixando mortos, feridos e desabrigados.

No dia 7 de junho, o governador Eduardo Riedel se reuniu com os 30 bombeiros e policiais militares que atuaram durante 33 dias no Rio Grande do Sul, reconhecendo o trabalho realizado que contribuiu para as ações emergenciais nos municípios e também para a segurança das pessoas.

Na ocasião, a bandeira foi entregue a Riedel, que se comprometeu a devolvê-la ao Rio Grande do Sul. A bandeira agora foi entregue e finalmente retornou ao Rio Grande do Sul, sendo considerada um dos símbolos da reconstrução do estado.

O capitão do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Eduardo Tracz, 36 anos, foi quem retirou a bandeira da água. Ele esteve presente na cerimônia e frisou que o momento também foi de recordação.

Ele chegou a São Leopoldo no dia 15 de maio, e nas 48 horas seguintes, a cidade que já dava sinais de normalidade, com o retorno de alguns moradores para suas casas, começou a ser novamente atingida pelas chuvas.

“Muitas pessoas tinham voltado para suas casas. E com o retorno da chuva, a água voltou a subir. Então, no dia 17 de maio, logo pela manhã, precisamos fazer a entrega de cestas básicas. A gente já tinha finalizado esta missão. De longe eu vi algo e achei que fosse o corpo de uma pessoa, achamos que era roupa, estávamos procurando vítimas. E quando fui chegando perto, foi um grande alívio perceber que era a bandeira do Rio Grande do Sul. A gente resgatou a bandeira, que representa o povo gaúcho”, comemorou.

O resgate especial da bandeira ocorreu às 10h42 no bairro Campina, e após retirar a peça da água, os bombeiros ainda auxiliaram dois cachorros, levando os animais para um local seguro.

“Ficamos 15 dias lá e todos os dias resgatamos pessoas, animais. Também distribuímos alimentos, remédios e água. Ajudamos pessoas ilhadas e acamadas a irem ao médico ou fazerem exames. Muitos só queriam conversar, levamos água quente para alguns tomarem chimarrão”, explicou o capitão.

Também estavam na equipe o cabo Eliezer Magerotti e o soldado Luiz Lima. A bandeira foi dobrada e guardada, suja e com as marcas do tempo que passou na água. “É uma simbologia muito bacana. Muitas pessoas falaram para mim que deu força para eles, fizeram uma ligação com a reconstrução do Rio Grande do Sul”, disse Tracz. (Informações Governo de MS)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: