O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, anunciou em entrevista ao programa Perspectivas que a agência está passando por um processo de reformulação significativa. "A Apex é uma agência brasileira dedicada à promoção das exportações, das empresas e dos produtos brasileiros. Outra missão essencial é a atração de investimentos, funcionando como um instrumento para impulsionar o comércio exterior. Criada em 2003, estamos agora, após 21 anos, reavaliando nossas estratégias para sair da zona de conforto e buscar novas oportunidades de atuação", explicou Viana.
Durante a entrevista, Viana destacou exemplos de novos projetos que estão sendo implementados para melhorar as exportações em áreas com potencial ainda não explorado. "O Norte e o Nordeste, por exemplo, são regiões com um enorme potencial exportador, mas que ainda exportam pouco. Por isso, criamos os programas Exporta Mais Nordeste e Exporta Mais Amazônia. Além disso, estamos estabelecendo um grande convênio com o Sebrae, visto que 40% das 17 mil empresas com as quais trabalhamos no ano passado são micro e pequenas empresas. Queremos ampliar essa colaboração para fortalecer ainda mais essas parcerias", detalhou Viana.
A Apex é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços através de um contrato de gestão, mas opera como um serviço social autônomo, de direito privado e sem fins lucrativos, voltado para o interesse coletivo e de utilidade pública. Jorge Viana, ex-governador do Acre e ex-senador, assumiu a presidência da Apex em janeiro de 2023.