A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com a Unigran Capital, realizará em agosto o evento 'Mês do Patrimônio Cultural' e lançará o Programa de Educação Patrimonial intitulado 'Patrimônio 67'. As atividades ocorrerão entre os dias 6 e 16 de agosto, focando na discussão sobre o Patrimônio Histórico e Cultural, com o objetivo de fortalecer a preservação e destacar sua importância social.
A Lei Estadual nº 6.040, de 5 de abril de 2023, instituiu o Dia Estadual de Valorização do Patrimônio Cultural Sul-Mato-Grossense, comemorado em 17 de agosto. Esta data, que agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado, promoverá ações como seminários, palestras, cursos, fóruns e rodas de conversa para incentivar a reflexão sobre a preservação dos bens culturais de Mato Grosso do Sul.
O Programa de Educação Patrimonial “Patrimônio 67” é uma iniciativa desenvolvida pela Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED). O programa visa educar alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental das escolas públicas estaduais sobre o patrimônio histórico e cultural, promovendo sua valorização e preservação.
Melly Sena, Gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, destacou a importância do evento. “No dia 16 será lançado o ‘Patrimônio 67’, um projeto de Educação Patrimonial, focando este ano na viola de cocho. Acreditamos que é necessário passar por um processo de educação e formação sobre o patrimônio, utilizando o lema ‘Educar para proteger’. É um momento de celebração do nosso patrimônio”, afirmou Melly Sena.
6 a 9 de agosto
12 a 16 de agosto
15 de agosto – Evento Online – YouTube
16 de agosto – Período matutino
16 de agosto – Período vespertino
Este conjunto de eventos e atividades reafirma o compromisso da FCMS com a valorização e preservação do patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul, envolvendo a comunidade e incentivando a educação patrimonial. (Informações Setesc)