A Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Conselho Estadual de Saúde (CES) estão realizando, nesta terça-feira (30) e quarta-feira (31), a '2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde', na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande.
Com o tema "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer", o evento visa debater a garantia dos direitos e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo um trabalho digno, seguro, humanizado e democrático. Além disso, a conferência pretende propor diretrizes para a formulação da Política Estadual e Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, alinhando-se às demandas atuais dos profissionais do SUS.
Edelma Lene Peixoto Tibúrcio, chefe de Gabinete da SES e representante do secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou a importância do evento: “A conferência é um momento fundamental para a construção dos alicerces para a consolidação do SUS. Esperamos que seja uma oportunidade ímpar para a efetiva participação de todos na construção deste sistema.”
A secretária-adjunta de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Laíse Rezende de Andrade, enfatizou a importância do controle social: “Hoje é o dia de fortalecer o Sistema Único de Saúde, reforçando a relação histórica entre controle social e gestão. A participação social é essencial, e é uma imensa alegria ter todos aqui para debater a democracia e a educação no trabalho.”
Durante os dois dias de conferência, os participantes discutirão três eixos temáticos:
A mesa de abertura contou com a presença de várias autoridades, incluindo Edelma Lene Peixoto Tibúrcio, Josiane de Oliveira Silva Corrêa, Laíse Rezende de Andrade, Fernanda Magano, Ada Maria Rodrigues da Cunha Venturini, Vera Lúcia Campos Ferreira, Marcela Fardin Montenegro e Caio Leonedas de Barros. (Informações SES)