| Hoje é Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026.

Lula visita MS em 31 de julho para combater incêndios no Pantanal e sancionar Lei de Manejo do Fogo

Facebook WhatsApp
Ampliar
(Foto: Arquivo/Saul Scharmm) Por: Editorial | 30/07/2024 15:39

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega a Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (31) para acompanhar os esforços de combate aos incêndios florestais no Pantanal e sancionar a lei que regulamenta o manejo integrado do fogo no Brasil.

A agenda do presidente inclui uma visita a Corumbá pela manhã, seguida de compromissos em cidades do Mato Grosso à tarde. Esta é a segunda vez que Lula visita o estado neste ano.

Seis ministros já confirmaram presença no evento, com a possibilidade de até 15 participarem. A comitiva presidencial será acompanhada por autoridades estaduais e do Congresso Nacional de ambos os estados que compõem o bioma.

Entre os presentes estarão os governadores de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), e do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil). A comitiva deve sobrevoar as áreas afetadas pelos incêndios a partir das 10h. Até agora, cerca de 1 milhão de hectares foram queimados no Pantanal desde 1º de janeiro.

Às 11h, Lula visitará as instalações da base local do Ibama/Prevfogo para acompanhar os trabalhos de combate aos incêndios. Durante a visita, será sancionado o Projeto de Lei n° 1818/2022, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, na Brigada Pronto Emprego Pantanal, no Parque Marina Gatass, em Corumbá.

Detalhes da Lei

O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2021 e pelo Senado em julho de 2024. A legislação permite o uso do fogo em práticas agropecuárias apenas em situações específicas, onde peculiaridades o justifiquem, e também nos seguintes casos: pesquisa científica aprovada; prevenção e combate a incêndios; cultura de subsistência de povos indígenas, comunidades quilombolas ou tradicionais e agricultores familiares; e capacitação de brigadistas florestais.

A lei distingue entre queimadas controladas e prescritas. Queimadas controladas, usadas para fins agropecuários, devem estar em um plano de manejo integrado do fogo e obter autorização prévia dos órgãos competentes, embora algumas capacitações possam ser isentas dessa autorização se não ultrapassarem dez hectares. Já as queimadas prescritas, planejadas e controladas para conservação, pesquisa ou manejo, também exigem autorização prévia.

A legislação permite que proprietários de áreas contíguas façam manejo do fogo de forma solidária, compartilhando a responsabilidade, se a área não ultrapassar 500 hectares.

Incêndios no Pantanal

Dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ) mostram que aproximadamente 909.300 hectares foram queimados no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul entre 1º de janeiro e ontem.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: