|
Hoje é Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026.
O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou a entrega da licença de operação para a nova unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo, consolidando a empresa como a maior produtora mundial de celulose. A cerimônia ocorreu na sede da Fiems, em Campo Grande, e contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do presidente da Suzano, Beto Abreu, além de outras autoridades.
O governador Riedel destacou que o projeto é um marco histórico para o Estado, fundamentado nos pilares de sustentabilidade, prosperidade, inclusão social e tecnologia. "Esse ambiente de negócios competitivo é fruto da harmonia entre o governo, o poder público e a iniciativa privada, beneficiando a população com novas oportunidades de emprego e renda", afirmou.

O secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, ressaltou a importância da fábrica, que consolida Mato Grosso do Sul como o Vale da Celulose. Verruck destacou o compromisso do governo com o desenvolvimento, evidenciado pela liberação das licenças dentro do cronograma.
Beto Abreu, presidente da Suzano, enfatizou o significativo investimento na nova fábrica, destacando a geração de empregos diretos e indiretos e os investimentos em infraestrutura e projetos sociais. "Temos uma grande oportunidade de trabalhar juntos no desenvolvimento da qualificação profissional e inserir mais brasileiros no mercado de trabalho", disse.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, celebrou o avanço do Estado, afirmando que a data marca um novo tempo para Mato Grosso do Sul, com a empresa atendendo uma demanda mundial crescente.

A licença, emitida pelo Imasul em 9 de julho, permitiu o início das operações da fábrica em 21 de julho. Este documento, válido por quatro anos, atesta o cumprimento das condicionantes de instalação, manejo sustentável e conservação dos recursos naturais.
A nova unidade em Ribas do Rio Pardo, com capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose por ano, representa um investimento total de R$ 22,2 bilhões. Com esta expansão, a capacidade instalada da Suzano aumentou de 10,9 milhões para 13,5 milhões de toneladas anuais, um crescimento de mais de 20%. O projeto, anunciado em maio de 2021, gerou mais de 10 mil empregos diretos no pico da obra e, agora, emprega cerca de 3 mil pessoas nas atividades industriais, florestais e logísticas.
Sobre a Suzano

A Suzano é líder mundial na produção de celulose e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina. Seus produtos, presentes em mais de 100 países, abrangem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, papéis sanitários e produtos absorventes, além de novos bioprodutos desenvolvidos a partir de matérias-primas renováveis. (Informações Governo de MS)
