|
Hoje é Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcará diretamente em Corumbá na próxima quarta-feira (31) para acompanhar a situação dos incêndios que devastaram o Pantanal sul-mato-grossense. Nos últimos meses, 607 mil hectares do bioma pantaneiro foram consumidos pelas chamas.
A visita presidencial não incluirá uma parada em Campo Grande. O desembarque está previsto para às 10h na Brigada Pronto Emprego, localizada no Parque Marina Gatass, em Corumbá.
Durante sua estadia em Corumbá, Lula sancionará a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, com a presença de 13 ministros do Governo Federal. A visita faz parte da 'Missão Incêndios no Pantanal' e contará também com a presença dos governadores de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Eduardo Riedel (PSDB) e Mauro Mendes (União Brasil), respectivamente.
A sanção do Projeto de Lei nº 1.818/2022, que estabelece a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, está na agenda do presidente. Além disso, Lula e os ministros sobrevoarão as áreas afetadas pelos incêndios no Pantanal.
Durante a visita, o Governo Federal dialogará com famílias diretamente impactadas pelos incêndios e apresentará as aeronaves de combate às chamas, incluindo o Aircraft do ICMBio e o KC-390 da Força Aérea Brasileira.
O presidente também deve formalizar um pacto interfederativo para o combate aos incêndios no Pantanal, envolvendo os governos dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A agenda contará com a participação dos deputados federais Vander Loubet (PT), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB) e Rosa Neide (PT-MT), bem como dos senadores Tereza Cristina (PP), Nelsinho Trad (PSD), Leila Barros (PDT-DF), Fabiano Contarato (PT-ES) e Jorge Kajuru (PSB-GO).
