A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) atingiu um tempo mínimo recorde de 4 horas e 15 minutos para a abertura de empresas no Estado, superando a meta de seis horas estabelecida no Contrato de Gestão firmado com o Governo. Este avanço foi comemorado pelos gestores públicos do setor.
Durante uma reunião na tarde de sexta-feira (26), o Conselho de Administração da Jucems deliberou sobre este e diversos outros assuntos, além de apreciar a prestação de contas das atividades realizadas pelo órgão no primeiro semestre do ano.
O Conselho de Administração da Jucems é presidido pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e inclui o secretário de Estado de Fazenda, Flávio César, o presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, e os presidentes da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Turmas de vogais.
"Implementamos melhorias significativas para a Jucems, como a renovação do parque de informática, um investimento essencial dado que a Jucems opera inteiramente no meio digital," destacou Verruck. Outra pauta aprovada pelo Conselho foi a realização, no próximo ano, de um congresso nacional em Mato Grosso do Sul, reunindo as juntas comerciais.
"A Jucems tem sido pioneira e servindo de modelo em várias iniciativas, então é natural que outros estados queiram conhecer nossa experiência," pontuou o secretário.
A agilidade na abertura de empresas é um dos pontos fortes da Jucems. O registro automático é realizado, em média, em 1 hora e 44 minutos. Mesmo quando o registro não é automático, o processo está sendo concluído em 4 horas e 15 minutos. "Assinamos o Contrato de Gestão com o governador Eduardo Riedel no início do ano, comprometendo-nos a liberar o processo na Jucems em seis horas. Mas já conseguimos operacionalizar em 4 horas e 15 minutos, o menor tempo de registro já efetivado," explicou Domingos da Rocha.
Outro destaque da reunião foi a quantidade de empresas abertas, impulsionada pela rapidez do processo e outras facilidades que têm agradado empresários e profissionais da área. Em 2023, pela primeira vez, o Estado abriu mais de 10 mil empresas em um ano, totalizando 10.117 novas empresas. Este ano, até o final de junho, a Jucems já contabilizava 5.727 empresas constituídas.
"Observamos claramente a crescente dinâmica na abertura de empresas e filiais em Mato Grosso do Sul, refletindo os investimentos feitos pelo Governo na Jucems, na modernização dos processos, na legislação que incentiva o empreendedorismo, e na melhoria geral da economia com a atração de grandes players que, por sua vez, demandam uma gama de prestadores de serviços locais," analisou Verruck. (Informações Governo de MS)