|
Hoje é Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026.
A expectativa de que o PSDB poderia anunciar o nome do candidato a vice-prefeito na convenção partidária desta noite em Campo Grande (MS) foi desfeita. Em entrevista ao Correio do Estado, o presidente estadual da legenda e ex-governador Reinaldo Azambuja confirmou que a escolha do vice será adiada para o decorrer da campanha eleitoral de Beto Pereira, candidato a prefeito.
Contrariando rumores de que a indicação poderia ficar a cargo do MDB, Azambuja revelou que a decisão caberá ao PL, conforme alinhado com o ex-presidente Jair Bolsonaro. “O ex-presidente Jair Bolsonaro será responsável por indicar o nome para a vaga de vice-prefeito na chapa de Beto Pereira,” afirmou Azambuja. Essa definição foi parte do acordo que garantiu o apoio de Bolsonaro ao PSDB.
Fontes apontam que as principais candidatas para a vaga de vice-prefeito são a coronel PM Neidy Nunes Barbosa Centurião e a arquiteta Ana Cláudia Portela. Neidy Nunes, ex-subcomandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, é a favorita devido à sua vasta experiência e por ser a primeira mulher a alcançar o posto de coronel no Estado. Durante sua carreira de 27 anos na PM, Neidy desempenhou papéis importantes em várias unidades e fundou o Centro de Equoterapia da PMMS.
Por outro lado, Ana Cláudia Portela, presidente municipal do PL e filha do 1º suplente de senador Aparecido Andrade Portela, o "Tenente Portela," também é cotada para a posição. O lobby feito por seu pai junto a Bolsonaro e ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, pode ser um fator decisivo.
Apesar do currículo impressionante de Neidy, a candidatura de Ana Cláudia Portela pode ganhar força devido à influência do pai. O caso é comparado ao de 2022, quando Bolsonaro indicou o Tenente Portela para a suplência da senadora Tereza Cristina, apesar da falta de experiência política do mesmo. O histórico de apoio ao ex-presidente e o envolvimento ativo na campanha de Bolsonaro em 2018 e nas eleições de 2022 fortalecem a posição de Ana Cláudia.
O Correio do Estado tentou contato com Ana Cláudia Portela para comentar sobre a situação, mas não obteve sucesso. A definição sobre o nome escolhido para a vice-prefeitura deve ocorrer conforme o desenrolar da campanha eleitoral. (Informações Correio do Estado)
