| Hoje é Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026.

Líderes do Partido Republicano pedem aos colegas que evitem ataques racistas e sexistas contra Kamala Harris

Facebook WhatsApp
Ampliar
Foto: Vincent Alban/Reuters Por: Editorial | 24/07/2024 16:41

Na terça-feira (23), líderes do Partido Republicano se reuniram na Câmara dos Estados Unidos para discutir as implicações da retirada de Joe Biden da corrida eleitoral e a melhor estratégia para enfrentar a nova candidata rival, Kamala Harris. Durante a reunião, o presidente do Comitê Nacional Republicano do Congresso, Richard Hudson, orientou seus colegas a manterem o foco na crítica das políticas da vice-presidente, evitando ataques de natureza racista e sexista.

"Esta eleição deve ser sobre políticas, não sobre personalidades. Não é uma questão pessoal contra Kamala Harris, e sua etnia ou gênero não devem ser fatores", afirmou o presidente da Câmara, Mike Johnson, aos repórteres após o encontro.

No vídeo de 2021, o senador J.D. Vance fez uma declaração que foi amplamente criticada por ser considerada ofensiva e de tom depreciativo. Ele disse:

"Nós somos efetivamente comandados nesse país por democratas, um bando de mulheres com gatos e sem filhos que são infelizes com suas vidas e com as escolhas que fizeram e querem tornar o resto do país infeliz também."

Essa fala é problemática por várias razões. Embora não seja explicitamente racista, ela é criticada por ser sexista e desrespeitosa, perpetuando estereótipos negativos sobre mulheres que não têm filhos e desconsiderando suas escolhas e estilos de vida. A crítica se centra mais na forma como ele usa estereótipos para desqualificar as mulheres e suas políticas, o que pode ser visto como uma forma de ataque pessoal e insensível.

A ex-primeira dama Hillary Clinton reagiu ao vídeo, ironizando em uma postagem no X: "Que cara normal e como qualquer outro, que certamente não odeia que as mulheres tenham liberdade."

Kamala Harris, que se tornou madrasta de dois adolescentes após se casar com o advogado Douglas Emhoff em 2014, teve sua campanha defendida por James Singer, que criticou os ataques pessoais de Vance e Donald Trump. Singer acusou os republicanos de estarem alinhados com a agenda do Projeto 2025, que propõe políticas conservadoras, incluindo a proibição do aborto e a erosão da Previdência Social.(Informações G1)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: