Guilherme Boulos foi oficializado como candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo durante convenção realizada neste sábado (20) na capital paulista. Boulos subiu ao palco ao lado de sua vice na chapa para as Eleições Municipais de 2024, Marta Suplicy (PT), e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O evento também contou com a presença de vários ministros do governo federal, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), que já comandou a cidade de São Paulo, Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego).
A ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PSOL), que governou a cidade entre 1989 e 1993, também marcou presença, assim como a primeira-dama Janja Lula da Silva.
A chapa de Boulos e Marta contará ainda com o apoio da Rede, PCdoB, PDT, PV e PMB. As convenções partidárias são necessárias para validar o registro dos candidatos na Justiça Eleitoral e habilitá-los para a disputa nas eleições.
O prazo para a realização das convenções vai deste sábado (20) até 5 de agosto, e a campanha eleitoral começará oficialmente no próximo dia 16.
Marta Suplicy
Marta Suplicy voltou ao PT em fevereiro deste ano. Um mês antes, a ex-senadora deixou a secretaria de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo na gestão de Ricardo Nunes (MDB). Marta chegou a ser cotada como vice de Nunes na disputa, mas, após uma reunião com o presidente Lula, decidiu deixar a gestão e apoiar Boulos.
Pesquisa Eleitoral
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas na última sexta-feira (19) mostrou Boulos em segundo lugar nas intenções de voto, com 24,7%, empatado tecnicamente com Ricardo Nunes, que tem 26,7%. José Luiz Datena (PSDB) aparece em terceiro lugar com 11,6%, seguido por Pablo Marçal (PRTB) com 10,9%, Tabata Amaral (PSB) com 6,4%, Marina Helena (Novo) com 3,6%, e Kim Kataguiri (União) com 2,4%.
Com a oficialização de sua candidatura e o apoio de importantes figuras políticas, Boulos entra na disputa pela prefeitura de São Paulo com uma plataforma que promete mobilizar a cidade e impactar o cenário eleitoral.