|
Hoje é Sábado, 15 de Novembro de 2025.
O apagão cibernético que atingiu sistemas ao redor do mundo na sexta-feira (19) continua a causar transtornos nos serviços de transporte aéreo durante o fim de semana. Até as 17h deste sábado (20), o site FlightAware, que monitora viagens, registrou 26.439 voos atrasados e 2.202 cancelamentos em todo o mundo.
A situação deve persistir, com a plataforma apontando outros 280 voos cancelados para o domingo. Na sexta-feira, dia do incidente, foram registradas 5.100 suspensões de voos.
A Microsoft, responsável pelo sistema operacional Windows, estimou que a falha afetou 8,5 milhões de dispositivos globalmente. Embora esse número represente menos de 1% dos computadores e equipamentos eletrônicos, o impacto foi significativo o suficiente para causar interrupções em diversos serviços.
Além dos transtornos nos voos, que alteraram os planos de milhares de viajantes, o apagão cibernético também afetou sistemas bancários, hospitalares e companhias de telecomunicações. A origem do problema foi uma atualização corrompida em um programa de antivírus do grupo de cibersegurança CrowdStrike, que gerou um erro em computadores com o sistema Windows.
Apesar da empresa ter afirmado que a falha foi corrigida, especialistas em segurança cibernética alertam que os efeitos do apagão podem continuar a ser sentidos nos próximos dias.
No Brasil, a queda no sistema de check-in de algumas companhias aéreas resultou em atrasos e cancelamentos de voos na sexta-feira. No entanto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ao SBT News que houve uma redução nos atrasos e cancelamentos neste sábado.
Enquanto os esforços para normalizar os serviços continuam, a extensão total dos danos e as medidas necessárias para prevenir futuras ocorrências ainda estão sendo avaliadas por autoridades e especialistas em cibersegurança.(Informações SBT News)
