A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul alcançou um feito notável na identificação de substâncias proibidas ao obter sucesso na 3ª Rodada do Ensaio de Proficiência em Drogas promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Este resultado foi alcançado pela Divisão de Química e Toxicologia (DQT) do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF).
O Ensaio de Proficiência (EP) é um instrumento crucial para avaliar a precisão dos laboratórios de química forense na identificação de drogas em amostras apreendidas. A participação é exclusiva para laboratórios forenses oficiais no Brasil, que realizam análises de drogas em amostras brutas.
No processo, três amostras são enviadas aos laboratórios, que devem realizar procedimentos analíticos específicos para confirmar a presença ou ausência de substâncias proibidas ou controladas. O êxito da Polícia Científica destaca a excelência e a precisão do trabalho realizado pela DQT do IALF.(Informações Polícia Científica)