| Hoje é Domingo, 27 de Abril de 2025.

Corpo de bombeiros intensifica combate a incêndios no Pantanal em MS

Ampliar
Foto: Bruno Rezende Por: Editorial | 19/07/2024 16:36

Após 108 dias de atuação para controlar os incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros continua a lutar contra os focos de incêndio em diversas áreas do bioma. As ações, coordenadas pelo Governo do Estado, contam com o apoio de instituições federais e do terceiro setor.

Nos últimos dias, as operações de combate aos incêndios no Estado estavam relativamente tranquilas, com poucos focos ativos. No entanto, as condições climáticas adversas registradas ontem – com aumento da temperatura e baixa umidade do ar – resultaram em um aumento significativo dos pontos de calor. Novos focos foram detectados, e as equipes permanecem empenhadas no combate e prontas para responder rapidamente.

Atualmente, os bombeiros estão atuando em seis focos de incêndio ativos, detectados por monitoramento via satélite. As áreas afetadas incluem Rabicho, Porto da Manga, Nhecolândia e dois pontos no bioma Cerrado, nos municípios de Brasilândia e Bonito. As equipes foram rapidamente mobilizadas para conter as chamas e evitar a propagação dos incêndios.

Na região próxima a Bonito, um foco de incêndio em uma área rural está recebendo atenção especial de duas equipes, que trabalham para combater diretamente as chamas e impedir sua propagação. O objetivo é extinguir o incêndio e evitar que ele se aproxime dos biomas da região.

Retorno do Calor Intenso e Tempo Seco

As atuais condições climáticas têm se mostrado desfavoráveis para as operações de combate a incêndios. Na região pantaneira, as temperaturas atingiram picos de 33°C, aumentando significativamente o risco de novos incêndios. A alta temperatura, combinada com uma umidade relativa do ar de 31% – próximo ao estado de atenção conforme a Organização Mundial da Saúde – pode causar maior desgaste físico nas equipes, dificultando ainda mais as atividades de combate.

"Devido às condições meteorológicas dos últimos dias, que devem se manter pelos próximos sete dias, temos observado temperaturas acima da média. Além disso, a previsão é de baixos índices de umidade relativa do ar, entre 15% e 30%. Todas essas condições tornam o ambiente atmosférico propício aos incêndios florestais", alerta Valesca Fernandes, meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS).(Informações  Governo de MS)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: